sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Brasil, África e Portugual: algumas questões


O Brasil se acha em eterna dívida com os povos africanos por conta dos anos de escravidão destes povos em solo tupiniquim. Além de criar cotas especiais para negros nas universidades, torna obrigatório o ensino da história e da cultura africanas nas escolas públicas. Ao mesmo tempo, considera os portugueses uma “nação irmã”, promovendo até a uniformidade da língua portuguesa, de modo a unir ainda mais os dois países-irmãos.

Mas não foram os portugueses que invadiram o Brasil, escravizaram, “catequizaram” e dizimaram nossos povos indígenas, além de se apoderarem das nossas riquezas, explorá-las, usurpá-las, transformando o Brasil numa colônia de degradados, bandidos e mercenários? E mais: Não foram os portugueses que trouxeram os negros da África, espoliados, humilhados, escravizados, coisificados, doentes, torturados, desonrados, surrados, desumanizados, tratados como criaturas sem alma, sem vontade e sem direitos? Não eram deles os navios negreiros e o mercado escravo?

É preciso que o Brasil escolha de que lado pretende ficar e que leitura realmente faz da História. Amamos os portugueses que nos espoliaram e ao mesmo tempo os negros que eles oprimiram. Nós nos vemos em dívida com os povos africanos e não consideramos os portugueses em dívida não somente com os povos africanos, mas com nossos povos indígenas. Há muito o que se pensar para que nosso país seja uma nação coerente e justa com aqueles que são frutos de anos de história: negros, índios, pardos... Todos nós. 

domingo, 11 de novembro de 2012

MINHA ENTREVISTA O CONEXÃO POTIGUAR - ASSISTA

Assista a minha entrevista no programa Conexão Potiguar, da BAND RN, falando sobre meus dois livros.

http://www.youtube.com/watch?v=YBOeAKiWzAw

sábado, 3 de novembro de 2012

PROBLEMAS NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL


O texto a baixo faz parte de um estudo maior sobre os problemas com a comunicação organizacional

12 Informações em excesso e muito complexas

A comunicação precisa ser direta e fácil de ser compreendida. Ela também deve ser simplificada e adequada ao público que pretende alcançar. Dessa forma, não pode haver uma enxurrada de informações sob diversas formas e em um curto espaço de tempo, o que compromete a sua compreensão e a execução do que ela pede. Isto é algo que pode ser observado na Internet, onde a sobrecarga de informações não permite que as pessoas desenvolvam uma visão crítica daquilo que chega até elas, muitas vezes tornando a informação confusa. Se uma ideia precisa ser transmitida, as formas mais adequadas e eficientes devem ser buscadas, abrindo mão de outras que não tenham importância.
Excesso de informações pode dificultar a seleção daquilo que realmente importa e do que é urgente. A comunicação necessita ser enxuta e precisa, isto é, deve se direcionar ao ponto em que pretende alcançar. Os resultados esperados jamais aparecerão se não houver instruções precisas na mensagem enviada ou se elas estiverem misturadas a outras mensagens sem importância para aquilo que é essencial. Informações genéricas ou muito complexas tendem a confundir. O que pode ocorrer a partir desse tipo de informação é: 1) a mensagem pode não ser compreendida e por isso não será executada; e 2) a mensagem é executada de acordo com o entendimento errado do seu conteúdo. Se não houver por parte do receptor a competência de procurar revisar e analisar atentamente aquilo que foi dito por meio de uma mensagem mal transmitida antes de colocá-la em prática, os problemas causados pela falta de compreensão logo virão à tona.
Logo, ao invés de mensagens em quantidade desnecessária e muito complexas, é preciso definir:

1.    O quê: qual a mensagem que se deseja comunicar e que resultados são esperados daqueles que a receberão.
2.    Quem/Onde: quem é a pessoa ou o setor que transmitirá a mensagem, quem são as pessoas que a receberão e a quem elas deverão recorrer em caso de dúvidas. É preciso manter todos os canais de comunicação abertos.
3.    Quando: quando a mensagem será transmitida e qual o prazo estipulado para o feedback.
4.    Por quê: deve haver uma especificação sobre a razão de ser da mensagem, a sua importância e a importância dos resultados para aqueles que a transmitiram e para aqueles que a receberam.
5.    Como: é necessário estabelecer a maneira como todas essas coisas serão feitas, eliminando as possíveis barreiras, controlando, monitorando, dando e exigindo feedback.

A mensagem precisa ser clara e direta, contendo apenas aquilo que for pertinente ao assunto e ser condizente com a realidade cultural e a competência de quem a receberá. Mensagens muito longas e complexas tendem a complicar mais que ajudar e podem gerar informações equivocadas e o que é pior, ações equivocadas. Além do mais, é preciso saber se o próprio emissor entende a mensagem que está enviando, porque essa falta de entendimento pode gerar uma mensagem completamente equivocada, que causará confusão, acima de tudo se ela for recebida e posta em prática sem uma análise profunda do seu conteúdo.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

curriculo


Mizael de Souza Xavier
Rua Manoel Pereira da Silva, 40 – Rosa dos Ventos.
Parnamirim – RN – Fone: (84) 9425-3294-8157-0589


OBJETIVO

Atuar na área Recursos Humanos, treinando e desenvolvendo o potencial humano na empresa.

RESUMO DE QUALIFICAÇÕES

Profissional com experiência em vendas no varejo, com habilidade para trabalhar em grupo e capacidade de liderança. Além da experiência com vendas, possui conhecimento em dinâmicas e jogos de grupo, bem como habilidade para falar em público, fazer apresentações, coordenar reuniões, dar palestras e oficinas, possuindo boa dicção com a pronúncia correta do português e facilidade de produção de textos. Proativo, organizado, ponderado, comunicativo, adaptável a novas situações, concentrado, disciplinado.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

POTYLIVROS LIVRARIA E DISTRIBUIDORA LTDA, Natal
·         Desempenhei a função de vendedor externo, sendo responsável por visitar e abastecer as livrarias de Natal.
·         Trabalhei como estoquista na distribuidora, no recebimento de mercadorias (livros).
·         Atuei como balconista, trabalhando no recebimento de cartões de crédito, crediário, finalizando a venda.
·         Atualmente ocupo o cargo de vendedor e gerente de uma das filiais, respondendo pela loja, resolvendo conflitos, coordenando o trabalho dos outros colaboradores, além de dar entrada em mercadorias, fazer notas fiscais e auxiliar no caixa quando necessário.

CASA RENASCER, Natal
·         Atuei como facilitador na área de teatro, ministrando cursos e oficinas para adolescentes.
·         Criei projetos para oficinas teatrais e coordenei a montagem de uma peça teatral com as alunas.

PETROLAR, Rio de Janeiro
·         Trabalhei como vendedor interno numa loja de móveis para o lar.

CORTEZ EDITORA E LIVRARIA LTDA
·         Desempenhei a função de recebedor de mercadorias, sendo responsável por abastecer a loja.
·         Atuei como balconista, desempenhando as mesmas funções que futuramente desempenharia na Potylivros.

MINISTRAÇÃO DE OFICINAS DIVERSAS DE TEATRO
·         Dei oficinas de teatro nas cidades de Natal, Parnamirim, Macaíba, Cruzeta e Baía Formosa, todas cidades do Rio Grande do Norte.
·         Participei do V Encontro Potiguar de Adolescentes (EPA) e do I Encontro Regional de Adolescentes do Nordeste (ERAN), ministrando uma oficina de teatro como voluntário.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
·         Cursando o segundo período do Curso de Gestão de Recursos Humanos.

CURSOS DIVERSOS
·         Curso de Introdução ao Teatro do Oprimido (UFRN, 1998).
·         Curso “Aprofundando e multiplicando o Teatro do Oprimido” (UFRN, 2002).
·         II Oficina de Iniciação Teatral (2003, Fundação Cultural Capitania das Artes).
·         Curso “Gestão e Espiritualidade” (2008, Livraria Paulinas).

OUTRAS INFORMAÇÕES
·         Mantenho na Internet um blog ligado a Gestão de Pessoas com textos de minha autoria: www.gestaocompessoaserh.blogspot.com.br.
·         Possuo dois livros publicados. Um de poesias, intitulado “Eu te amo”, e outro sobre o fenômeno Bullying, intitulado “Memórias do silêncio: relatos e reflexões de uma vítima do Bullying). Além de outros ainda no prelo, um deles falando a respeito de cristianismo e responsabilidade social.
·         Dei palestras em escolas acerca da importância da leitura para a criança e o adolescente.
·         Já atuei como autor, ator e diretor de teatro.