quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

POR QUE AS PESSOAS NÃO SE COMUNICAM?


Um fator que podemos considerar como o ponto de partida para qualquer tipo de relacionamento (com Deus, consigo mesmo, com as pessoas, com a natureza, de maneira formal ou informal, na família, no trabalho, no casamento, etc.), é a VONTADE DE SE RELACIONAR. Para que qualquer relacionamento se inicie e se desenvolva é preciso querer, é preciso vontade de se relacionar e de assumir todas as implicações – positivas e negativas – que existem numa relação. E esta vontade, esta disposição deve partir de ambas as partes, pois não podemos nos relacionar com quem não deseja se relacionar conosco. Na verdade até podemos, mas será de maneira deficiente e ineficaz.

E o que desperta em nós essa vontade de buscar uma relação, qualquer que ela seja? É o MOTIVO. Isto é, precisamos estar motivados – por fatores internos e/ou externos – a manter relacionamentos. Esse motivo possui inúmeras variantes, mas sem ele jamais nos moveremos de onde estamos para ir ao encontro do outro. Hoje em dia é esta motivação de ir ao encontro do outro que parece estar faltando para que os relacionamentos acontecem. As pessoas se comunicam por meio das mídias sociais, como facebook, MSN, twitter, sms, celular, e parecem dar pouca importância ao olho no olho, ao corpo a corpo.

Um dos momentos em que podemos notar que as pessoas estão cada vez mais propensas a não se comunicarem é nas rodas de amigos. Algumas reuniões de amigos ocorrem em bares e boates onde é impossível uma compreensão audível de qualquer conversa, pois a altura do som impede que as pessoas se ouçam com clareza. Uma cena cotidiana é aquela em que os amigos se reúnem para beber, abrem a mala do carro com aquele “paredão” de som, ligam na altura máxima e ficam por ali conversando. Conversando como? Ouvindo-se de que maneira? Parece que as pessoas não querem mais se relacionar; elas querem estar presentes na companhia umas das outras, mas sem se ouvirem, sem se entenderem.

Para uma boa comunicação é imprescindível o ouvir e não somente o escutar. Deixar de ouvir o outro pode significar vários dentre os muitos problemas na comunicação humana. Por exemplo:

. medo de comprometer-se com o outro e com os seus problemas;
. falta de vontade em criar laços afetivos, preferindo-se relacionamentos artificiais e superficiais;
. dificuldade de lidar com as responsabilidades que um relacionamento sério e profundo abarca;
. dificuldade de lidar com as próprias emoções e a dos outros;
. resistência em compartilhar algo de si por medo e por desconfiança das pessoas;
. receio de ao se tornar conhecido do outro ter seus defeitos e limitações manifestos e conhecidos;
. egoísmo, isto é, algumas pessoas não se comunicam com as outras, apenas recebem delas; ou comunicam o seu eu sem se importar com o eu do outro;
. achar que já se conhece tudo do outro e por isso não é necessário que ele diga mais nada;
. individualismo, preferindo suas próprias opiniões sem se abrir a participação do outro no diálogo e na vida;
. simples indiferença com relação às pessoas e à necessidade de se comunicar com elas;
. não estar disponível por falta de tempo ou de vontade de criar oportunidades.

Esses e outros problemas não afetam as pessoas apenas nos seus ambientes familiares e de lazer, mas também no seu local de trabalho. Eles comprometem a eficácia do trabalhador, interna e externamente. Relacionamentos interpessoais, com clientes, fornecedores são afetados quando não existe uma cultura sadia de comunicação, de diálogo, onde falar e ouvir são imperativos para que as coisas aconteçam e fluam corretamente. É preciso explorar os problemas que impedem a eficácia na comunicação organizacional, identificar as falhas, propor soluções, planejar treinamentos e capacitação para a comunicação com o fim de auxiliar as pessoas em seus relacionamentos dentro e fora da empresa. Quando a comunicação é negligenciada, coloca-se em risco todos os setores da empresa que funcionam com base na atuação humana, isto é, todos.


Um comentário:

  1. tenho muita dificuldade de me comunicar com outros, obviamente isso trás consequências terríves a minha vida em todos os sentidos, não sei como mudar isso, aceito sugestões...

    ResponderExcluir

Comente!